terça-feira, 6 de outubro de 2009

UM MESTRE DE SABEDORIA



Um sábio mestre passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistaram ao longe um sítio, que resolveram visitar.
Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio constataram a enorme pobreza do lugar.
Os moradores, um casal e três filhos estavam vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então, aproximaram-se do senhor, que aparentemente seria o pai, e o sábio lhe perguntou:
- Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho: como o senhor e sua família sobrevivem aqui?
Ao que o humilde interpelado respondeu:
- Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse leite vendemos, ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e com a outra parte produzimos queijo, coalhada etc, para nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo.
O sábio contemplou o lugar por uns momentos e depois foi embora. No meio do caminho, voltou-se para seu fiel discípulo e ordenou:
- Pegue a vaquinha e jogue-a no precipício que existe logo ali na frente.
O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas como percebeu o silêncio absoluto do mestre, foi cumprir a ordem.
Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante anos, e um dia, arrependido, resolveu voltar àquele lugar, queria pedir desculpas e ajudá-los. Quando se ia aproximando do local avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para poder sobreviver.
Chegando lá, logo foi recebido pelo caseiro e ao perguntar sobre a família que ali morava, o caseiro respondeu que continuavam morando ali.
Espantado, o jovem viu que era a mesma família que ali visitara com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor como haviam conseguido tamanha transformação em suas vidas.
O senhor, entusiasmado, lhe respondeu:
- Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que fazer coisas diferentes e desenvolver capacidades e habilidades que nem sabíamos que possuíamos; assim conseguimos crescer e melhorar nossas vidas.

***

É assim com todos nós!
Todos temos uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para a sobrevivência e uma convivência com a rotina e a acomodação.
Com certeza, a solução para desenvolvermos as nossas potencialidades é empurrá-la precipício abaixo e exercitar a criatividade praticando coisas inovadoras para podermos alcançar o sucesso que tanto merecemos.

Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.

***

* Esta reflexão é de autor que desconheço, mas é muito importante nos darmos conta do mundo que gira à nossa volta e trabalharmos em prol da nossa felicidade e de quem nos rodeia*.

Um comentário:

Eloah Borda disse...

Anna, minha amiga, que bom que voltaste ao teu Blog, fiquei feliz quando o vi nos primeiros da lista dos blogs atualizados.Um graaaaande abraço. Até breve.
Beijos.
Eloah